quinta-feira, 21 de julho de 2011

Português

                             Maria Quitéria


Filha de um sitiante da região de cachoeira da região de cachoeira , na Bahia, Maria Quitéria de Jesus Medeiros ficou órfã de mãe aos dez anos, passando a cuidar da casa e de seus dois irmãos mais novos.Apesar de não frequentar escola,Maria Quitéria aprendeu a montar e a usar armas.

Em 1822,o exército brasileiro realizou campanhas para o alistamento de soldados para lutar pela consolidação da idependência, frente a resistência dos portugueses na Bahia.Maria Quitéria pedio a seu pai para se alistar mais ele não aceitou, então fugiu para casa de sua irmã  vestida de roupas de homem e com os cabelos cortado, alistou -se  como soldado Medeiros.


Passou a integrasse no batalhão dos Príncipe.Duas semanas depois Maria Quitéria  foi descoberta por seu pai, mas impedida de deixar o exercito pelo major Silva e Castro, que lhe reconheceu grandes qualidades militares.

Combateu na foz do Rio Paraguaçu, onde demostrou heroísmo.Participou dos combates na Pituba e Itapoã.
Com o fim dos conflitos foi ao Rio de Janeiro onde recebeu das mãos do imperador D. Pedro I "Cavaleira da ordem Iperial do Cruzeiro" em reconhecimento por sua bravura.

Voltando a Bahia, levou também uma carta do imperador a seu pai. 
 Casou - se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito, com quem teve uma filha, Luíza Maria De Conceição.
 Morreu em Salvador quase cega , em total anonimato.

"FOI A PRIMEIRA MULHER NO BRASIL A SENTAR PRAÇA NUM ACAMPAMENTO MILITAR" 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário