sexta-feira, 29 de julho de 2011

História

                                 Era Vargas

Durante o primeiro governo de Vargas (1930 - 1945), o Brasil mudou bastante: a industrialização avançou e as cidades cresceram;o Estado se fortaleceu, interveio na economia e estabeleceu uma nova relação com os trabalhadores urbanos.Nesses 15 anos, Vargas foi chefe de um governo provisório (1930 - 1945).

Governo provisório
No discurso de posse, Getúlio disse que seu governo era provisório.Mas, assim que assumiu, nomeou interventores para governar os estados, indícios de que ele pretendia se manter no poder.

Oposição paulista
Ao impor interventores aos estados, Getúlio desagradou as elites estaduais.Em São Paulo, por exemplo, a elite reagiu á nomeação do tenente João Alberto formando a Frente Única Paulista(FUP).Essa Frente exigia uma nova Constituição para o Brasil e a nomeação de um interventor civil e paulista para o governo de São Paulo.Pressionado,Vargas nomeou o paulista Pedro de Toledo para o cargo.Apesar disso,os paulista continuaram se opondo a ele.

Aconteceu uma tragédia em São Paulo 4 estudantes foram mortos, pois atacaram a sede de Jornal pró - Vargas.As inicias dos nomes dos mortos na tragédia formaram uma sigla MMDC símbolo do movimento paulista.Em 1932 os paulistas, liderados pelo general Isidoro Dias Lopes e o civil Pedro de Toledo, pegaram em armas contra o governo federal no episódio conhecido como Revolução Constitucionalista.

Em sua lita contra as tropas federais, os paulistas foram apoiados apenas pelo estado de Mato Grosso.O governo federal não demorou muito para ganhar dos paulista pois tinham mais saldados mas armas de fogo.Considerando - se moralmente os paulista se sentiram vitoriosos,aconteceu uma Assembleia Constituente votou e aprovou a terceira Constituição do Brasil.

Abaixo vou mostrar alguns mudanças mais importantes que obteve pela Constituição de 1934:

Voto secreto: o que dificultava o direito de voto, as mulheres passaram a ter importância cada vez maior na política;
Voto feminino:ganhando o direito de voto, as mulheres passaram a ter importância cada vez maior na política.
Justiça eleitoral:tinha como objetivo zelar pelas eleições;
Ensino primário gratuito, de frequência obrigatória;
Nacionalização progressiva de minas, jazidas minerais e quedas - d água, julgadas essenciais ao país;
Direitos trabalhistas:foram reconhecidos direitos como jornada de trabalho de 8 horas, descanso semanal remunerado, indenização por dispensa sem justa causa,proteção ao trabalho do menor e da mulher, férias anuais remuneradas, estabilidade á gestante e entre outros.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário