terça-feira, 10 de maio de 2011

História

                                                     Cangaço

Quem nunca ouviu falar em Virgulino, o lampião? Esse foi o principal nome de um movimento social ocorrido no sertão nordestino durante o fim do século XIX e início do século XX, denominado cangaço.Os cangaceiros, com seus chapéus de abas largas, roupas de couro enfeitadas, punhais e armas de fogo na cintura, atuaram em cidades dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, e Bahia.

Esses grupos eram integrados, na maioria das vezes, por sertanejos jagunços, capangas e empregados de latifundiários (detentores de grandes propiedades rurais).Esse movimento esta direcionado a disputa de terras,coronelismo, vingança, revolta a situaçãod e miséria no Nordeste e descaso do poder público.Os cangaceiros aterrorizavam as cidades, realizando roubos, extorquindo dinheiro da população, sequestrando figuras importantes, além de saquear fazendas.

Com o fortalecimento do cangaço, as polícias estaduais não conseguiram inibir as ações dos cangaceiros, que eram temidos pela violência e crueldade durante os ataques, sendo necessária a participação da polícia federal.

Virgulino Ferreira da Silva, mas conhecido como Lampião, foi o cangaceiro de maior destaque.Seu apelido surgiu após um tiroteio noturno com a polícia, no qual o Virgulino tantos tiros que sua espigarda iluminou parte do ambiente, fazendo uma analogia a lampião.

Lampião liderou um bando que atuou no sertão nordestino, confrontando coronéis, policiais e bandos rivais.Perseguido, lampião acabou sendo assasinado em 1938na divisa Sergipe e Salvador.Com a sua morte o cangaço perdeu forças e entrou na historia como um movimento de revolta contra o descaso dos orgãoes públicos em relação ao sertão Nordestino.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário